sábado, 20 de junho de 2009

Café Teológico I - O Evangelho de Marcos. Por: Ms Marcos Monteiro


Existem pesquisas que colocam o Evangelho de Marcos como fonte para os demais. Esse evangelho surge a partir da vivência de uma comunidade, ou seja, os escritos não são formados por uma pessoa e sim por uma comunidade. A organização do material oral acontece primeiro em Marcos. Esse oferece o tempo e o espaço para Mateus e Lucas. Isso legitima o Evangelho de Marcos como fonte para os mesmos. Os escritos neotestamentários surgem a partir dessa oralidade.


Sabemos que a beleza do texto escrito é exatamente a sua pobreza, tendo em vista que somos muito mais do que o texto escrito. A tradição oral oferece um colorido especial aos relatos e os mantém vivos.


Vale destacar que os textos bíblicos e principalmente os evangelistas são bastante polissêmicos (alguns até afirmam que existe um significado para cada israelita). Essa polissemia justifica as diversas interpretações que existem dos evangelhos hoje. Devido ao caráter polissêmico do texto, faz-se necessário uma análise acurada do contexto do texto.


De acordo com a apresentação do Ms Marcos Monteiro, existem algumas temporalidades no Evangelho de Marcos:
1- kaí (e) – abundância da partícula Kai, estilo típico de narrativas, isso dá uma velocidade aos textos, como se acelerassem as narrativas;
2- elthus (logo) – as narrativas em Marcos são rápidas, tudo acontece apressadamente;
3- egêneto (aconteceu) – no Evangelho de Marcos algumas narrativas acontecem misteriosamente (como num estalo de dedos);
4- sábbaton (sábado) – o sábado é a contribuição judaica para a história, é o momento culminante da criação;

Concluímos destacando que a comunidade de Marcos não acredita no centro como poder. por isso, há humanidade nas periferias; lá Jesus salva os oprimidos. No centro não há salvação nem libertação. A salvação e a libertação estão nas periferias. Tendo em vista que a comunidade de Marcos é uma comunidade periférica.
__________________________
Café Teológico realizado pela turma de Novo Testamento I do STBNe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário