segunda-feira, 22 de junho de 2009

Café Teológico II - Evangelho de Lucas. Por: Drº Ágabo Borges

O Evangelho de Lucas é iniciado apresentando maiores detalhes sobre o nascimento de Jesus, a prova disso é que o primeiro capítulo possui oitenta versículos, sendo que esses narram o nascimento de Jesus.


O Evangelho de Lucas é endereçado a alguma pessoa. Alguns estudiosos afirmam que é endereçado a Teófilo (amigo de Deus), pois o nome de Teófilo aparece no início do Evangelho. Esse endereçamento pode ser utilizado como chave hermenêutica para interpretação de todo Evangelho.


Diferentemente dos demais evangelhos, Lucas da bastante ênfase as mulheres, ele dá nomes a elas. Em Lucas as mulheres possuem identidade, elas não são anônimas. Podemos exemplificar essa afirmação destacando a presença da narrativa da visita de Maria a Isabel, essa narrativa aparece apenas no Evangelho de Lucas, isso é uma característica peculiar do autor, destacando sua atenção pelas mulheres.


Observa-se que o conteúdo da pregação de Jesus em Lucas é o Reino de Deus (Basiléia tô Theô). Sendo que esse Reino não é uma coisa do “porvir”, mas que tenha um espaço histórico. Para Lucas o Reino de Deus inicia aqui na terra. O Reino de Deus em Lucas está ligado à capacidade de restaurar a vida. Assim sendo, anunciar o Evangelho ou o Reino de Deus implica em restaurar vidas. De Acordo com Lucas 10.9 “Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus”, O Reino de Deus acontece onde há restauração de vida. Para Lucas a proposta do Reino é a integridade do ser. Portanto, tudo aquilo que desintegra o ser torna-se demoníaco, ou seja, afasta as pessoas da proposta do Reino de Deus.


No Evangelho de Lucas o Reino de Deus é para as mulheres, as crianças e os pobres. Vale ressaltar que em Lucas pobres são aqueles que são desprovidos socialmente (rejeitados por alguma razão). Para Lucas os aleijados e os leprosos são considerados pobres.


A título de conclusão, destacamos que o ideal do Reino é a dependência absoluta de Javé. Por isso, o exemplo da passagem do povo de Israel pelo deserto é o modelo por excelência. Lá a dependência do povo em Javé era total e absoluta.
____________________________
Café Teológico realizado pela turma de Novo Testamento I do STBNe

Um comentário: